quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Nairóbi (Quênia) - Outro ponto de vista

Ontem no final de tarde comecei a sentir muita dor de cabeça e quando estava no matatu voltando do trabalho comecei também a sentir dor de estômago, minha pressão baixou e senti muita vontade de vomitar. Como já tinha tido diarreia na semana passada todo mundo achou melhor que eu fosse pro hospital e lá fui eu. Foram 4 horas pra fazer exame de sangue, tomar remédio e soro na veia. Foi péssimo, mas a parte boa é que o exame de sangue acusou apenas infecção alimentar, então já estou tomando mil remédios e me sentindo melhor. 
Hoje não fui trabalhar porque o médico me mandou ficar um dia de repouso e também porque tive que voltar ao hospital pra fazer mais um exame. Isso foi uma pena porque hoje tínhamos combinado de ir na companhia que vende tanques pessoalmente pra pedir o desconto, já que eles não respondem nosso e-mail. Como não pudemos ir hoje, devemos ir amanhã à companhia e depois a loja de material de construção pra começar a comprar os materiais já que é praticamente certo que vai dar pra implementar o projeto na primeira escola, graças a vocês :D

Até esse momento em minha conta temos 1341 USD e na da Valéria 674 USD somando 2015 USD. Isso quer dizer que falta arrecadarmos 214 USD, cerca de 521 reais (segundo a cotação de hoje). Ou seja, estamos super perto de conseguir atingir nosso objetivo, mas não podemos parar com as divulgações e muito menos com as doações! Temos 9 dias pra conseguirmos e começo a acreditar que se todo mundo que está prometendo realmente doar, nós poderemos botar um segundo tanque menor em uma segunda escola menor. Quem está nessa comigo? Já é quase certo de conseguirmos implantar o projeto na primeira, mas podemos sonhar em melhorar a vida de mais crianças. Porque não? :)
Algumas pessoas me perguntaram porque a arrecadação é até o dia 07/02 e eu tenho que explicar que é porque, infelizmente, eu estou indo embora no dia 15/02 então quero ter certeza que estará tudo pronto antes de eu ir embora pra vocês verem aonde o dinheiro de vocês foi muito bem investido.
Para saber mais sobre o projeto e como doar clique aqui.

Logo que um amigo da Valéria fez pro nosso projeto. Adorei!

Ontem na Fruitful Talent Center teve uma despedida pra alemã que trabalhou lá durante 6 meses então fomos lá de novo e quando chegamos as crianças agarraram nossas pernas, nossos braços, nossas mãos, foi impossível se locomover devido ao excesso de carinho. Nossa, melhor sensação do mundo! 
Quem olha de fora pensa "que crianças felizes e amáveis", mas não sabe a história sofrida que cada uma carrega consigo. Na verdade talvez nem as crianças saibam que vivem num ambiente tão miserável porque talvez não tenham parâmetro de comparação com outros lugares.
Ontem estava conversando com a alemã e ela me disse que fez uma super arrecadação pra levar uma das meninas da escola ao hospital. Essa menina em questão ficou órfã muito cedo e foi morar com a madrasta, que é prostituta e força a menina a se prostituir também. A primeira vez que a menina foi forçada foi aos 11 anos quando dois homens abusaram dela ao mesmo tempo. Hoje em dia ela tem 14 ou 15 anos (ela não sabe) e faz só uns 2 meses que conseguiu ir morar na escola e se livrar da madrasta, mas ela sente muitas dores no útero e precisa de vários exames e consultas pra ver se está tudo bem. Ela deve ir ao médico pela primeira vez essa semana graças ao dinheiro que a alemã arrecadou e a madrasta deve ser presa, se tudo der certo.
De novo aquele sentimento tomou conta de mim, mas dessa vez menos porque tentei encarar a história de outra forma. Essa menina e Blessed foram tirados de situações absurdas e agora na Fruitful pelo menos eles tem pessoas que se importam com eles, que os dão alimento e educação (a menina de 14 anos está agora frequentando a escola pela primeira vez na vida). Penso que a Fruitful é uma bênção na vida dessas crianças e não poderíamos ter escolhido uma escola melhor pra ajudar. 

Ontem na escola eu também tive oportunidade de acompanhar o almoço das crianças (que foi arroz com batata) e ver elas lavando a mão antes de almoçar. A professora bota uma pequena quantidade de água em uma bacia e umas 15 crianças lavam a mão com a mesma água sem sabonete até a água ficar preta e então depois ela bota uma água nova pra mais 15 crianças. 
Obs: Clique nas fotos para amplia-las.

Criançada lavando a mão antes do almoço
Hora do almoço!
Acho que a foto das crianças lavando a mão mostra mais que nunca a importância de se ter banheiro, água e se possível sabonete.
Os leitores atentos irão comparar essa foto da sala com a última foto da sala que postei  e verão que agora as crianças tem mesas! YEAH! Ponto pro arrecadação de dinheiro da alemã :D Ver eles comendo foi uma experiência linda. Primeiro todos tem que agradecer a refeição (como nós esquecemos disso???) e depois atacar, mas se o colega continuar com fome vale dividir o seu prato. 

Como eles sonham que a Fruitful seja um dia

Amanhã espero trazer boas notícias! Vejo vocês! :D



5 comentários:

  1. Oi Yasmin! Fiquei super feliz com as novidades (menos voce ter ficado doente, claro-ainda bem que ja passou) e tentei comentar aqui isso ontem a noite, mas pelo jeito fui vetado... As vezes acho que o blog nao gosta da minha conta do GMail.

    Que felicidade que a 1a escola ja esta encaminhada, agora trabalhemos por mais umas. Tenho que te contar da alegria de ver mais de uma dezena de amigos, parentes, alunos e ex-alunos que tem reproduzido seus post no FaceBook! Acho que o seu trabalho eh um exemplo para muitos de nos!

    Obrigado pela dedicacao e por este exemplo tao legal de solidariedade!
    Beijao, Cainho (pai)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada de coração, pai :)
      Muito bom saber que vocês se orgulham de mim e me apoiam!
      Um beijão

      Excluir
  2. Que ótimo Yasmin!
    essas crianças merecem!

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo sua iniciativa, meu coração está apertado pelo fato dessas fotos, mas tenho muita vontade de participar de um projeto desses.
    Marisa

    ResponderExcluir