segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Nairóbi (Quênia) - Primeiro dia

Eu criei esse blog com a intenção de falar sobre todas as viagens que eu já fiz (e as que ainda farei) para ajudar quem estivesse planejando uma viagem, quem quisesse ler sobre o lugar, ou simplesmente pra ter um lugar meu que pudesse recordar todas as viagens juntas, os momentos,  as fotos, etc.

Bem, por enquanto a ideia não tem dado certo, eu simplesmente estivesse tão atarefada que fiquei deixando pra depois essa missão e acabei não fazendo. Agora estou numa nova viagem e vou aproveitar o espaço desse blog para falar sobre ela. Estou em Nairóbi (capital do Quênia) para trabalhar voluntariamente em um projeto chamado “Africa Health Community Program” realizado na favela Kibera (a maior favela do mundo de acordo com algumas fontes que achei no Google). Acho que vou preferir falar melhor sobre o projeto na quarta-feira, quando já vou ter visitado a sede, conversado com a diretora e me informado melhor sobre os detalhes.Por hoje quero contar como tem sido a experiência até agora...

Eu cheguei ontem a noite e vim para a casa de intercambistas que vou morar durante 6 semanas. Como os projetos ainda estão começando, por enquanto a casa só tem eu, uma menina da Colômbia e um menino da China, mas a casa ainda tem espaço pra mais 18 intercambistas. Na casa também mora uma moça de Uganda, a Suzzy,  que cuida da casa e é responsável pela arrumação. Todos são um amor.
 
Ontem quando eu cheguei não consegui ver direito a cidade e nem as pessoas porque era a noite, estava escuro e algumas ruas não tinham postes. Hoje nós 4 fomos ao centro da cidade pra sacar dinheiro e comprar um celular barato pra usar aqui (fomos recomendados a não usar nossos celulares originais) e eu tive a oportunidade de ver um pouco como funcionam as coisas por aqui. Mesmo morando em um bairro bom daqui, havia crianças descalças pedindo dinheiro e a rua era uma confusão. Nós pegamos o transporte coletivo que se chama “Matatu”, que é tipo uma vanzinha e os motoristas são mais loucos do que os piores dos ônibus do Rio. Ao chegar no centro, me lembrei um pouco do centro do Rio que tem a parte com bonitos edifícios e a parte caótica (sendo que a daqui é um pouco “pior”). Um fato curioso é que passamos 4 horas na rua e eu não vi sequer UMA pessoa branca. Da pra imaginar que apenas todo mundo olhava pra gente, né? rs 

Outra coisa que me chocou bastante foi quando estávamos todos conversando, depois de um delicioso Chapati (comida tradicional) que a Suzzy fez pra gente, e ela nos contou que ela fugiu de Uganda na época que o ditador Idi Amin estava no poder e que nunca mais quer voltar pra lá. Quando nós a questionamos do porque ela disse que ela trabalhava na casa do próprio Idi Amin e o viu matar seu próprio filho e come-lo (literalmente). Da pra imaginar nossa reação ao escutar isso, né?

No mais, apesar de ter ficado um pouco assustada hoje, estou adorando a experiência, porque embora o trabalho ainda não tenha começado, eu adoro conversar com pessoas de outras culturas e saber mais sobre elas, seu país, sua cultura, sua religião. Estou animada por saber que uma experiência super enriquecedora esta apenas começando :)

O projeto só irá começar na quarta então amanhã ainda teremos o dia livre e estamos pensando em talvez turistar no orfanato de elefantes que tem aqui perto. Depois conto melhor! Se tiver tempo vou ver se passo algumas fotos também!

Beijo em todos! Obrigada por lerem :)

8 comentários:

  1. Caramba! Choquei com o reato da mulher que cuida da casa de intercambistas. Adorei a ideia do blog, min, assim não vou precisar te encher tantooo de perguntas na volta. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah que bom que gostou, May! Continua acompanhando que pretendo escrever todos os dias :)

      Excluir
  2. Min, que ótimo espaço. Não só pra você recordar suas viagens, mas também não precisar ficar contando pra todo mundo que pergunta individualmente nos chats "como está a viagem?".
    Realmente, o relato de Suzzy foi de arrepiar!!!!! Cacete! Tem vários livros/filmes sobre esse tempo em Uganda e já são terríveis, imagina o pesadelo que deve ter sido vivê-lo!
    Espero que essa experiência te engradeça ainda mais.

    Beijo! Aproveita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahah verdade!! É mais fácil só escrever aqui e pronto :P
      E realmente, acho que é diferente ver os filmes nos quais as atrocidades são tão grandes que nem parecem reais do que você ouvir esse relato da boca de alguém... Beijão, obrigada!

      Excluir
  3. Irado, min! Como as meninas disseram ai em cima: esse blog vai te poupar ter que contar tudo mil vezes para todos! hauihai que isso também sirva de inspiração e animação para escrever, porque imagino que deve ser trabalhoso, mas vale a pena! Beijos e aproveita ai! Coloca fotos e não deixe de atualizar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ju! :) Vou tentar escrever todos os dias. Vamos ver se vai continuar dando certo quando o trabalho começar haha, mas espero que sim! Beijão

      Excluir
  4. Caralho, não acredito que o cara comeu o próprio filho!!!!!!!!! Que bizarro!!!!!!!! E que irado vc morar com a moça que morou na casa dele! Acredito que ela ainda vá contar muitas outras histórias chocantes e enriquecedoras!

    Concordo com as meninas, ótimo e prático que você conte tudo em todos os detalhes por aqui (faça isso!)... mas, amiga, desculpa... ainda vou perguntar muito depois! huiahiuahuaihaiuha

    E outra coisa... achei bom que você conte sobre essa que está vivendo agora! Não precisa de ordem cronológica, depois conta sobre as outras! Apesar de eu ter achado O Bafo vc estar na Africa contanto sobre Barcelona.......... hahahahahh

    Beeeeeeijo!!!
    Cléo (não sei logar e preguiça)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, sua doida, esse post sobre Barcelona é muito antigo! Não escrevi agora! Hahahahaha agora vou só escrever sobre o que tô vivendo aqui mesmo :)
      E pode perguntar o que você quiser sempre, você é sempre bem vinda!

      Beijão, friend!

      Excluir