quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Nairóbi (Quênia) - Uma boa idéia

Hoje de manhã antes de ir pro trabalho entrei rapidinho aqui no blog e vi dois comentários novos, um do meu pai e outro da minha mãe, ambos perguntando se eles fazem captação de água de chuva nas escolas. Fiquei pensando sobre isso e quando cheguei no projeto perguntei ao Martin (quêniano que sempre esta por lá, sobrinho da diretora do projeto) se eles fazem e ele disse que não porque esses tanques e a instalação deles não são baratas. Mas fiquei pensando e comentei com a Valéria que se nós pudéssemos de alguma forma instalar esses tanques nas escolas vários outros problemas seriam minimizados, porque vários deles são decorrentes da falta de água (não lavar as mãos, não escovar os dentes, não tomar banho e até deixar de comprar mais comida porque tem que se comprar água). Martin explicou que o governo oferece água (paga), mas que a população quebra os canos pra roubar a água e que então o governo interrompe o abastecimento e só abre de vez em quando, nos finais de semana, por exemplo. Ou seja, toda água usada na escola tem que ser comprada e, como já falei aqui, o orçamento delas é mais que apertado. Na escola que eu falei ontem (Brainstorm), por exemplo, as crianças que pagam (não são todas) pagam por volta de 4 reais por mês. 

Então eu, Valéria e Martin nos juntamos e estamos pensando em um jeito de botar essa ideia em pratica. Provavelmente não vamos conseguir instalar em várias escolas, mas se conseguíssemos instalar pelo menos em uma já faríamos a diferença na vida de muitas crianças. A escola Brainstorm, por exemplo, que foi uma que nós gostamos muito (porque o diretor, apesar da falta de dinheiro, parece realmente motivado a proporcionar uma vida melhor pras crianças) tem 300 crianças, então já faríamos a diferença na vida dessas :) e o melhor de tudo é que não seria uma diferença passageira. Mesmo depois que eu e Valéria formos embora os tanques continuaram lá sendo úteis e usados.

O projeto que trabalho (AHCP) definitivamente não tem dinheiro pra comprar nenhum tanque, então estamos pensando em entrar em contato com algumas empresas de tanques e ver se elas poderiam nos doar um ou fazer um desconto. Alguém que esta lendo tem alguma ideia melhor? Se tiver, por favor sinta-se a vontade para me dizer nos comentários ou onde quer que seja. Amanhã vamos ligar pras empresas e ver o que conseguimos e vamos também fazer um orçamento total do que vamos precisar (tanque + instalação para somente uma escola, inicialmente) pra nos familiarizarmos melhor sobre quanto de dinheiro estamos falando. 

Além desse projeto dos tanques de água que iniciamos hoje (já, inclusive, fomos na Brainstorm falar com o diretor sobre a possibilidade de torna-lo realidade) também vou começar na segunda-feira a dar aulas em algumas escolas sobre doenças sexualmente transmissíveis e reproductive health (não sei como traduzir isso sem ficar estranho) porque realmente quero fazer alguma coisa que dure, que modifique permanentemente e não temporariamente. E acho que conhecimento é algo que, uma vez aprendido, nunca pode ser tirado de você. 

Queria aproveitar pra agradecer as pessoas que tem visitado a página e me apoiado: obrigada! Esse apoio é muito importante pra mim! Se tiverem alguma boa ideia de como arrecadar recursos pro projeto do tanque de água, se tiverem uma ideia de um nome legal pro projeto (em inglês) ou quiserem dizer qualquer outra coisa, sintam-se a vontade :) beijão

Essa foto é uma parte da favela que é em frente a escola Brainstorm


6 comentários:

  1. Puxa Yasmin, que bom que voce gostou da ideia, eu e a Catia estamos super-animados com a historia de captar agua de chuva! Aqui em casa tambem... Mas acho que uma cisterna, enterrada, da pra guardar muito mais agua do que comprando um tanque / caixa dagua. Sera que isso existe por ai? Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se existe, pai. Mas acho que não seria viável porque precisaria fazer um furo pra enterra-la e acho que sairia bem mais caro. Além do que estamos pensando em comprar um tanque que armazene água o suficiente pra 3 meses (porque aqui chove de 3 em 3 meses) então acho que o tanque seria suficiente, não precisaria de mais do que isso.
      Beijão!

      Excluir
  2. O bom é ter um telhado grande para captar a chuva e colocar a cisterna enterrada no chão. Deve-se dispensar a primeira água por causa da poeira do telhado. Seu pai tem um modelo do que é e pode mandar para voce o croqui. Pode-se tirar a água a partir de uma bomba manual mesmo sem gastar energia elétrica. Meu pai tinha uma bomba manual no nosso sítio em Magé antes de chegar a luz por lá. Bombeávamos a água (no caso era de um poço) no braço e não era nenhum bicho de 7 cabeças e mesmo eu magrelinha conseguia... Outra opção é construir um poço, mas este eu acho que é bem mais caro e se tem tanto esgoto a céu aberto pode não ser uma boa idéia...
    Existem cisternas prontas (de polietileno e uma de 5000 litros por exemplo, aqui na Leroy custa 5 mil reais) e pode-se construir uma com parede de cimento bem grossa (como uma piscina enterrada) como é a nossa em casa. A vantagem de comprar a pronta é que o problema é só enterra-la e não montar uma "engenharia" de resistência que não deve ser fácil de construir. Podemos fazer uma campanha para arrecadar recursos...Acho que voces devem precisar de uns 10 mil reais para executar isso...aqui no Brasil seria isso, aí deve ser mais barato. Vamos nos falando...Bjoca e coragem! isso é uma idéia pra muitos e muitos anos de solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mami, muito obrigada pelas ideias! O único problema é que construir um poço realmente seria bem mais caro. A gente já pensou nessa ideia, mas descartamos justamente por não ser viável economicamente e por aqui ter esgoto a céu aberto. Estamos pensando em comprar um "tanque" com capacidade de 16 mil litros pra coletar água de chuva. Essa quantidade duraria cerca de 3 meses em uma escola com cerca de 80 alunos e seria ótimo porque chove justamente de 3 em 3 meses.
      Ainda estamos planejando o buget, porque vamos pedir um desconto na fábrica de tanques então espero que fique mais barato do que 10 mil reais. Assim que tudo estiver planejado eu aviso a vocês!
      Muito obrigada por toda ajuda! Beijão

      Excluir
  3. Min, meu sogro tem uma subterrânea e irriga todo o horto so com ela. e aí chove, seria genial a ideia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é essa subterrânea, tia? Porque os projetos que vimos aqui desse tipo ou do tipo "poço" ficariam muito mais caros do que a ideia de coletar água da chuva... Estamos pensando em optar pela ideia mais barata já que temos 0 de dinheiro :(
      Beijão

      Excluir