quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Nairóbi (Quênia) - Experiência em Kibera


Os preparativos pro projeto do tanque de água continuam a todo vapor. Hoje ligamos pra algumas empresas, perguntamos o valor do tanque, decidimos que materiais precisaremos e tudo mais. Mas como o projeto ainda não esta pronto e nem o buget, vou deixar pra falar sobre ele depois. Hoje quero contar um pouco mais da experiência que tenho tido em Kibera.

Hoje nós fomos a duas escolas que são bem dentro da favela e com certeza foram as duas mais pobres que visitamos. A primeira foi a “God’s Mercy Academy” que tem duas salas. Em uma ficam 3 turmas juntas com só 1 professor e na outra ficam 4 turmas juntas também com só 1 professor. A escola não tem banheiro e, como todas as outras, também não tem água. Uma coisa que me impressionou é que a diretora pediu especificamente a ajuda pra comprar absorvente porque ela tem meninas de 11, 12 e 13 anos que por não terem absorvente, simplesmente desaparecem da aula todo mês durante uma semana. Já foi ensinado a essas meninas como fazer um absorvente com toalhas em casa, mas esse absorvente tem que ser lavado todos os dias e como elas não tem água em casa não lavam e acabam pegando doenças.

God's Mercy Academy por fora
God's Mercy Academy pro dentro
A segunda escola, “Fruitful Talent Center”, com certeza foi a escola mais pobre que já fomos. Pra chegar até ela você tem que passar por milhares de bequinhos lotados de lixo e esgoto a céu aberto. Ela tem mais de 100 alunos, sendo que 25 são órfãos que dormem lá e não pagam, e os outros são mais que pobres e também não pagam. Todo o dinheiro usado pra tudo na escola vem da venda de umas bijuterias que as donas fazem. O bom dessa escola é que ela não é alugada, então se instalássemos o tanque lá seria certeza de que a escola não vai mudar de lugar e deixar o tanque pra trás ou vende-lo. Como essa escola também precisa muito estamos pensando em dar prioridade a ela na instalação do tanque.

Caminho pra chegar na escola
Sala da Fruitful Talent Center
Dentro da escola
Onde os 25 orfãos dormem
Além de toda a pobreza que estou cara-a-cara no dia-a-dia aqui, ontem também fiquei sabendo de uma coisa que parece óbvia, mas eu não tinha pensado muito nisso até então porque as crianças parecem saudáveis: muitas são doentes. A ONG que trabalho (ACHP) tem um jardim de infância gratuito pras famílias extremamente pobres que não tem como pagar um lugar pra deixar seus filhos. Ontem “do nada” apareceu uma brasileira na ONG querendo ajudar. Ela queria oferecer um programa de “apadrinhamento” pras crianças do jardim de infância no qual as pessoas da igreja dela no Brasil enviam cerca de 28 reais por mês pra cada criança e em troca essas pessoas receberiam fotos, notícias das crianças e tudo mais. Como essa cidadã brasileira não sabia falar uma palavra em inglês as donas da minha ONG pediram pra eu ficar de tradutora enquanto a brasileira escolhia 12 crianças dentre as 20 pra ajudar. Enquanto as donas mostravam os perfis das crianças e eu traduzia me dei conta que muitas são órfãs, uma é HIV positiva com certeza e muitas outras tem a suspeita porque ficam doentes toda hora (asma, gripe, etc) mas essas outras os pais não falam sobre o assunto porque é um tabu. Fora essas situações mais graves, a diretora disse que todas as crianças tem vermes, amebas e esse tipo de problemas, mas elas precisam de mais suporte financeiro pra comprar remédios, porque com o buget que tem agora não da mesmo.

Tenho muitas outras coisas que considero interessantes pra escrever sobre a cultura, a cidade, comida e tudo mais, mas tenho medo que o post fique muito logo ou cansativo então vou parar por aqui agora e depois conto mais aos poucos.

Amanhã de manhã estou indo com a Valéria, Simon e um novo amigo chinês que chegou na casa (chegaram também uma menina e um menino do Peru) fazer um Safari chamado Massai Mara. Tô muito animada, acho que vai ser maaaara! Hahahaha! Como vou estar lá no final de semana, devo ficar sem escrever e então e depois conto como foi. Na segunda ou terça espero também apresentar pronto o projeto aqui!

Um beijo e ótimo final de semana a todos!
Obs: pra ver as fotos ampliadas é só clicar nelas.

Eu e as meninas lindas da escola Fruitful Talent Center

6 comentários:

  1. Yasmin, que emocionante seu relato! adoro seus escritos, bom safari e STAY POSITIVE! We love you...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, pai! Bom demais ter você aqui acompanhando :)
      Beijão, love you too!

      Excluir
  2. Excelente texto, dá muito o que pensar... Bjs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esta gostando, madrinha :)
      Muito bom saber que você esta acompanhando!
      Beijão

      Excluir