segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Nairóbi (Quênia) - Primeiro dia como professora

Hoje acordei cedo (como todos os dias, aliás) e ao invés de ir direto pro trabalho fiquei em casa com a Valéria fazendo a proposta que vamos enviar para algumas companhias de tanques de coleta de água da chuva pedindo um desconto no valor total do tanque. Fizemos também o orçamento total de quanto custará pra implementar um tanque em uma escola se não conseguirmos nenhum desconto. Amanhã estará aqui no blog o nosso projeto "Water for kids in Kibera" prontinho com tudo explicado, inclusive explicado como vocês podem ajudar esse sonho a se tornar realidade :)

Nós também preparamos uma aula introdutória sobre puberdade, doenças sexualmente transmissíveis (como prevenir) e reprodução saudável para meninas acima de 12 anos, porque hoje seria o nosso primeiro dia ensinando essas coisas em uma escola em Kibera. Confesso que fiquei um pouco nervosa, tanto porque nunca dei aula sobre nada antes, quanto por não saber exatamente que tipo de coisas as meninas já sabiam ou não, e estava com medo da aula ser meio óbvia e chata. Chegando lá resolvemos começar perguntando pras meninas, que na verdade variavam dos 8 aos 14 anos, o que elas já sabiam sobre esses assuntos. Sobre puberdade elas disseram não saber nada e sobre sexo elas falaram coisas como "evitar", "não fazer", "abstinência é o único jeito de evitar DSTs". Com certeza elas ouviram essas coisas na escola e estavam reproduzindo achando que nós éramos como as outras professoras e também iríamos ensinar esse tipo de coisas, mas eu sei muito bem que isso não existe.
Não adianta você falar pra uma pessoa viver na abstinência porque ela não vai, e não é muito inteligente falar que esse é único método de prevenir doenças e não explicar sobre camisinha, porque a pessoa não vão ficar na abstinência e não saberá como se prevenir de gravidez e de doenças.

Depois de uma aula básica abrimos um espaço pra elas fazerem perguntas e incentivamos dizendo que que elas poderiam se abrir com a gente, que não iríamos ficar bravas e que era uma boa oportunidade pra elas esclarecerem as dúvidas. De começo elas ficaram um pouco tímidas, mas depois surgiram algumas perguntas muito "boas" como  por exemplo "se eu ainda não tiver ficado menstruada e fizer sexo eu posso ficar grávida?", então pra mim só de já ter tido a oportunidade de sanar dúvidas como essa, já valeu a pena. Essa pergunta em particular mexeu comigo porque a garotinha que perguntou era tão pequena que fiquei pensando se ela fez sexo porque quis ou foi estuprada, já que uma menina daqui do Quênia me disse que, infelizmente, esse tipo de coisa costuma ocorrer nas favelas. 

No final da aula perguntamos se elas tinham algo em particular que gostariam de aprender pra próxima aula e elas disseram que gostariam de aprender sobre cultura e em particular sobre a cultura brasileira. Fiquei surpresa, pra ser sincera. Fiquei surpresa também quando disse que no escritório da nossa ONG tem uma biblioteca e elas podem ir lá quando quiserem pra ler e elas ficaram TÃO felizes que a gente teve que levar elas até lá no mesmo momento pra lerem. Essas duas situações me mostraram o quanto elas são expostas a situações tão sérias típicas de um adulto maduro tão precocemente, mas no fundo são só crianças com sede de aprender e brincar.

Uma outra coisa que mexeu comigo hoje foi quando uma dessas meninas veio até mim e perguntou se eu podia dar escova de dente e pasta de dente pra ela porque ela queria muito escovar os dentes todo dia, mas não tem escova nem pasta. Sinceramente isso cortou meu coração. Como posso dar pra ela e não dar pras outras meninas? Como posso não dar pra ela?

2 comentários:

  1. Puxa Yasmin, Quanto mais você escreve mais a gente se apaixona e se envolve! Que bonito, e também que dureza, né? Conte com nossa ajuda pro que der, e não se esquece: we love you!

    ResponderExcluir