segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Nairóbi (Quênia) - Primeiro dia de trabalho


Hoje quando cheguei no meu trabalho havia duas meninas (francesa e norueguesa) que trabalharam nesse mesmo projeto que estou agora durante 6 meses ano passado, mais ou menos de março a agosto. Elas trabalharam, fizeram inúmeras coisas, voltaram para seus países e hoje, já que estão passando as férias no leste africano, resolveram passar lá no trabalho para ver como esta o andamento de alguns dos projetos dos quais elas fizeram parte ano passado.

Já fiz inúmeras coisas no meu primeiro dia de trabalho, mas acho que a que merece ser citada aqui é a visita que nós fizemos a 4 escolas pra ver se elas estavam dando continuidade aos projetos “toothbrushing” e “hand washing” que essas meninas ajudaram a implementar ano passado. Elas conseguiram apoio da Colgate, que doou centenas de escovas de dentes e pastas de dentes pra elas distribuírem em algumas escolas em Kibera.

Eu me preparei bastante psicologicamente pra essa viagem, pra pobreza que iria encontrar aqui, mas sinceramente essa preparação não faz com que não haja um choque ao encarar essa realidade. Das 4 escolas só 2 pareciam estar levando a diante os projetos. As outras 2 pareciam  claramente não ver a importância disso e claramente não estavam fazendo. Mas o pior é saber que se as crianças não escovam os dentes na escola, elas não escovam nunca e também saber que elas tão pequenas já tem os dentes cheios de caries. Ou pior que é isso é saber que uma das escolas não faz porque, além de não ver a importância, lá não tem água pra isso e muito menos pra beber. Perguntei pra uma das meninas em que hora do dia as crianças bebem água e ela disse que as vezes no almoço, quando tem, mas que as vezes podem ficar dias sem água. Nessa mesma escola que não tem água também não tinham talheres e as crianças estavam todas comendo com a mão, com certeza sem terem lavado a mão antes. Ou pior do que isso tudo é saber que essas 4 escolas que eu visitei são consideradas umas das melhores de kibera, são as mais do lado de fora da favela. Segundo elas quanto mais pra dentro se vai entrando, pior fica. Não sei o que vou encontrar amanhã quando eu for nas outras escolas e nem sei se to conseguindo exprimir como foram essas. O chão (ou melhor, terra) da favela tem muito lixo, e esgoto a céu aberto.

A gente esta fazendo essas visitas as escolas pra ver quais estão levando os projetos a sério e quais não estão, porque as que não tiverem não receberam escova de dente e pasta de dente de novo, além de também não receberem sabonete, o que vamos tentar incluir dessa vez. É triste saber que as crianças dessas escolas perderam a oportunidade, mas não da pra continuar dando pra essas quando tem muitas outras precisando que poderiam levar a sério.

Pra terminar o post queria colar aqui uma parte do site do meu projeto que me chocou muito porque, além de mostrar o tamanho de um dos problemas, mostra também como as soluções não são tão difíceis de serem atingidas. 
"Every year 3.5 million children globally do not live past five years of age due to diarrhea and pneumonia.  These are common diseases which can be prevented effectively and affordably through hand washing with soap, which is the single most cost-effective health intervention." 
Site do projeto que eu trabalho pra quem quiser saber mais: http://africahcp.wix.com/keny 

Obs: Ainda não me senti a vontade pra tirar fotos das escolas piores e nem segura pra tirar fotos das piores partes da rua. Então essa primeira é um lugar do lado do meu trabalho que é tranquilo comparado com o resto e a segunda é a pia de uma das escolas boas.  


6 comentários:

  1. Puxa, que dureza, né? Ah, uma correcaozinha, faltou um "A" no link: http://africahcp.wix.com/kenya
    Muito bom, aliás! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar sua viagem. Posso divulgar o blog? beijão. Cuide-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você por acompanhar, Mirtes! Pode divulgar sim! :)
      Beijão

      Excluir
  3. O fato de não ter agua é muito grave. Eles fazem captação da agua de chuva nas escolas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito grave mesmo, mãe. A grande maioria das escola não faz. Escrevi sobre isso no meu post de hoje, da uma olhada! Beijão

      Excluir