sábado, 1 de fevereiro de 2014

Nairóbi (Quênia) - Bophine

Quero começar o post de hoje pedindo desculpas por não ter atualizado ontem e nem anteontem. Acordo ás 7h, fico o dia inteiro na rua trabalhando e quando chego em casa ainda tenho mil coisas pra fazer então, infelizmente, não tive tempo de escrever. Até hoje, que é sábado, o dia foi assim. Mas hoje eu precisava escrever pra contar as maravilhas que conquistamos juntos até agora!

Graças a vocês, conseguimos os 2229 dólares que precisávamos pra implementar o projeto na primeira escola!  Então ontem nos compramos os materiais para construir a estrutura onde o tanque vai ficar e ontem mesmo as obras já começaram. Hoje (sábado) eu e Valéria fomos na companhia comprar o tanque. A boa notícia é que o tanque saiu 500 dólares mais barato que o planejado, mas a "má" notícia é que o tanque é tão alto que é mais alto que o telhado da escola e, dessa forma, não há como a água que vem do telhado cair no tanque. A única alternativa é levantar o telhado para que ele seja mais alto que o tanque e, dessa forma, a água venha pelo telhado, passe pelas calhas e caia no tanque. Já que o tanque saiu bem mais barato que o planejado, concordamos em pagar a obra pra levantar o telhado. Afinal não tinha sentido colocarmos um tanque caríssimo que não iria conseguir coletar água da chuva direito. Então hoje começaram também a levantar o telhado. Na segunda entregarão o tanque, colocarão as calhas e se Deus quiser estará tudo pronto. 
Mesmo tendo que pagar para subir o telhado (o que não estava nos nossos planos iniciais), como economizamos no tanque provavelmente sobrará dinheiro. Além disso, muitos de vocês ainda estão falando que vão doar, o que nos faz ter esperança de implementarmos o projeto em uma segunda escola com menos crianças (e que por tanto precise de um tanque menor, mais barato). 
Seria maravilhoso se conseguíssemos implementar o projeto em uma segunda escola, mas se não tivermos dinheiro o suficiente, o plano B é comprar coisas que eles precisem como, por exemplo, sapatos (algumas crianças não tem), escova de dente e pasta de dente (nenhuma criança tem), sabonete (nenhuma escola tem), absorvente (as meninas tem que faltar aula durante uma semana todo mês porque não tem absorvente). Estamos confiantes que conseguiremos implementar o projeto em uma segunda escola, mas caso não consigamos também estamos abertas a opiniões do que vocês gostariam que nós investíssemos o dinheiro.

Subindo o telhado
Materiais de construção
Outra novidade que acho que muitas pessoas já viram no facebook, mas eu queria postar aqui também é o vídeo que minha amiga Carol (obrigada de novo!) fez pro nosso projeto.


A maior parte do nosso dia passamos na Fruitful Talent Center supervisionando a construção, o dinheiro e também ajudando no que podemos. Tem sido muito especial! É incrível como é fácil pegar uma conexão tão forte com essas crianças e também com as donas da escola. Elas são pessoas de se admirar, sinceramente. A escola não cobra mensalidade e também não recebe ajuda governamental, o que quer dizer que todo mundo que trabalha lá é voluntário, trabalha de graça só pra tentar assegurar que essas crianças possam ter acesso a educação e sonhar com um futuro melhor. Nós todos admiramos quem pega um bebe soterrado no lixo pra criar, mesmo sem ter dinheiro nenhum e sem receber nada em troca, mas quantos de nós faríamos o mesmo? É lindo ver como em um lugar nesse nível de miséria as pessoas se preocupam umas com as outras, cuidam umas das outras. Enquanto nós, no conforto da nossa vida, muitas vezes não conseguimos dar um sorriso a quem não tem nada.

Ontem estava com a Valéria em baixo do sol ajudando nas obras quando um menininho veio e falou que estava com sede. Ao invés de pedir dinheiro, ele pediu água e ai nós demos uma garrafa que tínhamos pela metade (cerca de 250 ml). Ele agradeceu, deu um gole e chamou outros 4 amigos pra dividir. 

Todo dia eu ensino e aprendo. 

Ontem as crianças na Fruitful pediram pra ensinar como se fala "I love you" em português e hoje quando eu estava sentada no  chão com o Bophine ele escreveu na terra "Eu te amo" e perguntou se eu podia levar ele pro Brasil porque ele queria ver o Kaka (jogador de futebol). Eu perguntei porque ele queria fazer uma viagem tão longa só pra ver um jogador de futebol e ele disse que ele podia aproveitar e ir morar comigo, porque ele queria muito ir morar no Brasil. Meu coração apertou forte nessa hora.
As pessoas falam que é muito caro ter filhos, mas na verdade não é. Nós é que fazemos isso ser caro. Se eu trouxesse o Bophine pra morar comigo ele poderia estudar em uma escola publica, ter acesso ao hospital publico e eu praticamente só iria gastar com comida e roupa de vez em quando. Mesmo assim ele ainda teria um padrão de vida muito mais privilegiado do que o que ele tem hoje em dia. 


Ronaldo, Brazil, Kaka
Bophine e Blessed

8 comentários:

  1. Adorei o post! Obrigado por compartilhar! Boa sorte na construcao da nova escola, estamos na torcida. Muitos beijos, pai.

    ResponderExcluir
  2. Os meninos sao lindos, adoramos a foto!

    ResponderExcluir
  3. Definitivamente com a sobra do dinheiro comprem ou façam um filtro muito bom, pois chuva rolada por telhado também tem particulados não adequados a nossa saúde. Há pretensão de beber esta água? dá pra fazer um sistema com carvão e com areia. Veja um trabalho sobre isso em: proxy.furb.br_tede_tde_arquivos_5_TDE-2006-11-21T072722Z-155_Publico_Diss Rodrigo Felipe Pfau Cipriano.pdf
    Eu tenho o pdf se voce não conseguir ler. Beijo da mama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mami, essa água vai ser usada pra tudo então pra beber também. Mas acho que eles podem simplesmente ferver a água antes de beber. Não é o suficiente?
      Beijão

      Excluir
  4. Olá Yasmin! Tudo bem?
    Me chamo Ana Flávia, sou do interior de SP e trabalhei como voluntária em Kibera no final de 2012. Estou imensamente feliz em ler seu blog e ver o bem que está fazendo por aí!!! Também fiz uma grande reforma em uma escola de Kibera e sei que não é nada fácil, mas todo o carinho e gratidão que temos das crianças faz tudo ficar lindo e valer a pena!!! Eu gostaria de fazer uma doação para o seu projeto! Ainda dá tempo? Tenho muitos contatos por aí, em várias ONGs, também em diferentes favelas de Nairóbi... se precisar de algo, é só me avisar. Meu e-mail é: anaflaviaoliveira1@gmail.com. Adoraria conversar mais com você sobre esse país maravilhoso e mágico! Força sempre e parabéns pela iniciativa!!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Flávia
      Você tem razão, todo carinho e gratidão das crianças faz todo esse trabalho valer a pena :)
      Você trabalhou em qual escola em Kibera? Fiquei curiosa.
      Ainda da tempo sim, tem até o dia 07/02 pra doar e ajudar a implantarmos o projeto na segunda escola. Da uma olhadinha no post de hoje, que eu contei sobre o sucesso do projeto na primeira escola.
      Obrigada por todo apoio!
      Beijão

      Excluir