domingo, 16 de fevereiro de 2014

Asante sana, Kenya!

Hoje escrevo em um cenário bem diferente do que foi habitual nessas últimas 6 semanas. Estou em Amsterdã em uma escala de 7 horas esperando um dos voos para voltar pra casa.
Queria pedir desculpas por não ter atualizado nesses últimos dias, mas como eram meus últimos dias no Quênia, estava aproveitando ao máximo, além de claro, trabalhando muito pra conseguir investir todo o dinheiro que vocês doaram antes de ir embora.

Já falei aqui do sucesso da implementação do projeto “Water for kids in Kibera” na primeira escola ("Fruitful Talent Center"), e falei também que depois disso as doações continuaram bombando e íamos implementar o projeto em mais duas escolas. Então foi dito e feito! A segunda escola beneficiada foi “Kibera Hamlet” e a terceira escola foi a “Brainstorm”. Como a “ Brainstorm” fica do lado de uma escola chamada “Peace Junior Academy” concordamos que elas iriam dividir a água do tanque e eu, inclusive, botei o nome das duas escolas no recibo, para ter certeza que elas realmente dividirão o tanque. Ou seja, no total foram 4 escolas beneficiadas com o tanque: Fruitful Talent Center, Kibera Hamlet, Brainstorm e Peace Junior Academy.  As três primeiras escolas também receberam escovas de dentes e pasta de dentes para todas as crianças, porque agora que elas tem água será mais fácil incluir esse novo importante habito na rotina. Outra escola que também recebeu escova e pasta foi a "Warriors". Acho que nunca falei dela aqui, mas é uma escola que esta levando a escovação super a sério e as escovas de dentes estavam super velhas, então resolvemos renova-las pra que eles continuem escovando.
Então resumindo, levamos água para 1020 crianças e escova e pasta de dentes para 900.
Obs: clique nas fotos para amplia-las.

Fruitful, o tanque e as escovas
Brainstorm, o tanque e as escovas
Kibera Hamlet e o tanque (esquecemos das escovas pras fotos)
As escovas e pastas pras 350 crianças da Warriors
Foi uma alegria imensa pra mim poder proporcionar acesso a um bem tão essencial  para essas crianças. Elas ficaram tão felizes e tão gratas que não da pra descrever. Tenho certeza que eles farão um bom uso da água e gostaria de estar lá pra acompanhar, mas como não é possível pedi pra que eles me mandem fotos dos tanques funcionando logo depois que chover. O mês que mais chove é março então muito em breve os tanques vão estar sendo mais úteis do que nunca. Obrigada de novo a todos que acreditaram no projeto junto comigo e que contribuíram para que ele se tornasse realidade. Tenham certeza que vocês ajudaram a vida de muitos pimpolhos a mudar pra melhor.

Além do projeto “Water for kids in Kibera” muitas pessoas ajudaram a escola que a ONG que eu trabalho criou. A ONG (AHCP) não tem nenhum patrocinador, mas mesmo assim criou uma escolinha gratuita para as crianças pequenas que não tem condição de pagar.  A escola sobrevive apenas de doações e então a  Hérica entrou em contato comigo e me deu a ideia de criarmos o sistema de apadrinhamento para essas crianças. Alguma delas já eram apadrinhadas então a Hérica consegui 11 padrinhos para as que ainda não tinham esse benefício. Esse dinheiro que será enviado todo mês será usado para comprar comida, pagar a professora, pagar o aluguel do espaço e comprar material escolar.Então queria agradecer também a essas 11 pessoas, porque é através das doações que é possível manter funcionando esse projeto tão bacana que a ONG criou visando proporcionar uma qualidade de vida melhor para essas crianças. 

As crianças e a professora
Vou lembrar pra sempre dessas 6 semanas que vivi no Quênia com muita felicidade e muito amor, mas no momento estou com um misto de felicidade e tristeza. Quem me conhece sabe que pra uma pessoa da minha idade eu já viajei relativamente bastante, mas nunca foi tão difícil pra mim ir embora. As crianças que mais me apeguei foram as da Fruitful e foi muito difícil me despedir delas. Algumas choraram de soluçar enquanto outras várias pediram pra eu ficar. As diretoras da escola choraram também e todo mundo perguntou diversas vezes quando eu vou voltar. As crianças e os diretores das escolas e da ONG me agradeceram tanto por tudo que fiz, mas mal sabem eles tudo que eles fizeram por mim. Nunca tive 6 semanas tão intensas na minha vida, onde aprendi tanto, onde cada dia era uma lição de vida, mesmo que esta fosse apenas observar pessoas tão felizes com tão pouco. 
Estou indo embora, mas deixando um pedaçinho do meu coração no Quênia.
Também foi difícil me despedir do pessoal da casa e principalmente da Valéria. Amigas como ela sei que tenho poucas. Uma pessoa tão especial e com um coração tão bom que esteve ao meu lado 24h por dia durante essas 6 semanas cuidando de mim. Próxima viagem internacional será pra Colômbia com certeza!

Só tenho a agradecer ao Quênia (e aos meus pais por terem me proporcionado essa viagem/ e a vocês por terem acreditado no projeto) por toda a experiência! Acho que estou voltando uma pessoa melhor do que vim. Melhor ao ponto de saber que ainda tenho muito a melhorar e aprender :)

Peru, Colômbia, Alemanha e China: queridos demais!
Asante sana, Kenya! Kuona hivi karibuni! (Muito obrigado, Quênia! Te vejo em breve!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário